19°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

‘Nossos governos fizeram a Bahia avançar em todas as áreas’, diz Jaques Wagner

Senador foi o entrevistado do POD13 exibido nesta segunda-feira (20)

20/05/2024 às 19h39
Por: Site Feira 24 Horas
Compartilhe:
‘Nossos governos fizeram a Bahia avançar em todas as áreas’, diz Jaques Wagner

O senador e líder do Governo Lula no Senado Federal, Jaques Wagner (PT), comparou “os avanços das gestões do PT na Bahia, que promoveram inúmeras melhorias”, com a do grupo opositor, que, após 40 anos de administração no estado, foi derrotado com sua vitória em 2006 para o Governo da Bahia. O senador declarou, em entrevista ao POD13, videocast do PT Bahia e que foi exibida nesta segunda-feira (20), que encontrou a Bahia, no início da sua transição, ‘com problemas críticos, resultado de uma má administração’.


Durante entrevista, o petista disse que discorda do discurso do grupo opositor, que insiste em apresentar uma imagem de bons gestores. ‘Prova disso, disse Wagner, foram as condições em que iniciou os seus trabalhos à frente do Governo em 2007’. O líder petista afirmou ainda que ao assumir o Executivo baiano, encontrou problemas graves no estado, como ‘o precário atendimento de saúde, descaso com a população mais pobre, os escassos investimentos em infraestrutura, ações insuficientes para a educação e a segurança pública sucateada’.
“Eu acho até estranho, porque o pessoal falava muito que eram grandes gestores, eu não consigo achar”, disse. “Eu peguei a Bahia assim: nós éramos, apesar de 15 milhões de habitantes, quarta maior população, quinto maior território nacional, estado fundador da nação brasileira, e nós éramos o maior número de analfabetos, a maior carência de água potável, saneamento, residência, uma única universidade federal, desigualdade social absurda. Então essa foi a Bahia que eu recebi dita e governada pelo grupo anterior”, contou Wagner.


O senador continuou: “Eu não considero que eram grandes gestores porque quem deixa estradas, a situação das estradas era péssima, o pessoal que andava de carro para cima e para baixo pelo país ou caminhoneiro dizia ‘aí, já sei que cheguei na Bahia, está cheia de buraco’. Hoje eu tenho o orgulho de dizer que é ao contrário. Nossos governos fizeram a Bahia avançar em todas as áreas”, disse Wagner, ao citar outras ações promovidas pelas gestões petistas como a construção de 20 hospitais, o programa Todos pela Alfabetização, que alfabetizou cerca de 1 milhão e quinhentas mil pessoas, o Água para Todos, apontado pelo senador como o maior programa de água e saneamento da história da Bahia e que foi nacionalizado pela então presidente da República Dilma Rousseff (PT).


“Hoje eu fico achando engraçado que o pessoal que governou isso aqui por 40 anos, que não tinha hospital, a indústria era indústria de ambulância, o prefeito jogava na ambulância, mandava para Salvador e ficava aqui nos corredores de hospitais ou o pessoal ficava morrendo de dor no interior, tomando chá, tomando remédio, algo que procurar”, disse Wagner ao rebater as críticas da oposição sobre a regulação. “Porque no seu tempo o cara nem ia para o hospital, porque não tinha. Então ninguém joga pedra em árvore que não tem fruto”, citando que atualmente existem 20 hospitais, 24 policlínicas em diversos territórios baianos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias