19°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Pesquisadores encontram vírus gigantes no gelo da Groelândia

Cientistas acreditam que descoberta pode auxiliar no combate às mudanças climáticas

10/06/2024 às 15h28
Por: Site Feira 24 Horas
Compartilhe:
Pesquisadores encontram vírus gigantes no gelo da Groelândia

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, encontraram pela primeira vez vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia, capazes de infectar algas e possivelmente regular seu crescimento. Essa descoberta foi publicada na revista Microbiome e pode ter implicações significativas para o estudo do derretimento do gelo no Ártico.


Os vírus medem cerca de 2,5 micrômetros, um tamanho consideravelmente maior que os vírus comuns, que variam entre 20 e 200 nanômetros. Esses micro-organismos gigantes já eram conhecidos por infectar algas em ambientes aquáticos, chegaram a ser encontrados em solo terrestre e até em humanos. Porém, achá-los no em habitats gelados da Groenlândia é novidade.


A pesquisa sugere que esses vírus podem controlar as florações de algas, que escurecem a superfície do gelo, reduzindo sua capacidade de refletir a luz solar e acelerando o derretimento. A presença ativa desses vírus foi confirmada pela análise de DNA e mRNA das amostras coletadas, indicando que os vírus estão vivos e desempenhando funções ecológicas.


Laura Perini, pós-doutora da Universidade de Aarhus, afirmou que, embora pouco se saiba ainda sobre esses vírus, eles podem ser úteis para diminuir o derretimento do gelo causado por algas. A equipe pretende aprofundar os estudos para entender melhor o papel desses vírus no ecossistema do Ártico e suas possíveis aplicações no combate às mudanças climáticas.


Ainda sabemos pouco sobre esses vírus, mas acredito que eles possam ser úteis para reduzir o derretimento do gelo causado pelas florações de algas. Não sabemos quão específicos e eficientes eles são, mas ao estudá-los mais a fundo, esperamos responder a essas perguntas  disse Laura Perini.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias