O Governo da Bahia, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), deflagra na manhã desta terça-feira (23), a Operação Mata do Guará, que visa combater o desmatamento ilegal e crimes ambientais no Cerrado baiano. Tecnologias avançadas de monitoramento estão sendo usadas durante a operação, equipes do Inema e da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Cippa) estão percorrendo as áreas mais afetadas em seis municípios da região Oeste.
Eduardo Mendonça Sodré Martins, pontua que a ação faz parte das estratégias definidas no Pacto pelo Cerrado, força-tarefa que reúne os governos federal e estadual, promovendo iniciativas que visam modernizar as ferramentas de monitoramento florestal, regulação ambiental, operações de fiscalização, entre outras.
“A operação está alinhada ao compromisso adotado pela Bahia por meio do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento, do Governo Federal, e demonstra que o combate ao desmatamento é uma prioridade, assim como as políticas de preservação ambiental e desenvolvimento com base nos princípios da sustentabilidade. No Cerrado, a nossa gestão tem intensificado tanto ações preventivas e de educação ambiental quanto de comando e controle, com fiscalizações contínuas para coibir os crimes ambientais neste importante bioma”, ressaltou o gestor da Sema.
Para garantir a eficácia da operação, os técnicos do Inema realizaram um mapeamento prévio das áreas alvo das inspeções, utilizando o apoio do sensoriamento remoto e alertas emitidos, entre janeiro e junho de 2024, pela plataforma RedeMAIS (Sistema de Monitoramento Florestal do Governo Federal).