Com um problema técnico, o avião que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de voar em círculos por cerca de quatro horas para queimar combustível e poder pousar novamente na Cidade do México, de onde partiu. Segundo os pilotos informaram à tripulação por volta das 20h, será necessário permanecer no ar por mais uma hora e meia até que seja seguro fazer o retorno ao aeroporto mexicano.
Um integrante da comitiva presidencial relata um clima de tensão e apreensão entre os passageiros. A aeronave está dando voltas ao redor do Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, que fica a cerca de 50 quilômetros da capital do México e é o terceiro maior do país.
Também estão a bordo a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Neto, além de assessores.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que os procedimentos de segurança foram adotados e, seguindo os protocolos, os pilotos agora aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao aeroporto da capital do país.
Lula foi ao México para a posse de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a presidir o país. O petista e os integrantes de sua comitiva devem retornar ao Brasil em outra aeronave.
Mín. 19° Máx. 35°