Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito José Ronaldo e o secretário de Educação, Pablo Roberto, participaram do primeiro encontro com gestores escolares de Feira de Santana, realizado na nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). O evento reuniu centenas de diretoras e gestores escolares e marcou o início dos trabalhos da nova gestão na área educacional, com anúncios importantes para a rede municipal de ensino.
Durante o encontro, o prefeito destacou a necessidade de melhorias na educação, especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e reafirmou o compromisso com ações para impulsionar a qualidade do ensino no município.
“Foi um prazer muito grande participar desse momento, aproveitar para bater um papo, falar do momento e também do futuro. Há muita coisa para melhorar, inclusive com relação ao IDEB, que precisa de atenção”, afirmou José Ronaldo.
Um dos principais anúncios feitos foi a criação de 600 novas vagas para professores, entre convocados de concurso e contratações pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Pablo Roberto detalhou que serão chamados 300 professores aprovados em concurso público e outros 300 serão contratados pelo REDA, sendo 150 destinados às salas de recursos para alunos com necessidades especiais e 150 para atuar como professores volantes.
“A determinação do prefeito é adotar as providências o mais rápido possível para que possamos começar o ano letivo com 100% das salas ocupadas por professores titulares”, declarou Pablo.
Além disso, o secretário anunciou que está sendo feito um mutirão para visitar todas as escolas da rede municipal com o objetivo de realizar um checklist das necessidades estruturais e operacionais antes do início do ano letivo, marcado para 6 de fevereiro.
“Nós queremos qualificar a educação do nosso município a cada dia. Estamos fazendo um grande esforço para que as escolas estejam funcionando na sua plenitude”, afirmou.
Outro tema abordado foi a questão das matrículas para o ano letivo. Pablo Roberto garantiu que o sistema de matrículas será iniciado no dia 14 de janeiro e que ajustes estão sendo feitos para garantir que o processo transcorra de forma eficiente.
“Hoje à tarde teremos uma reunião com a empresa responsável e com a diretoria de matrículas para alinharmos os últimos detalhes. A partir de amanhã, comunicaremos amplamente à população os passos necessários para efetivar as matrículas”, explicou o secretário.