O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo é celebrado neste sábado, 31 de maio. Em Feira de Santana, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dr. Gutemberg de Almeida (Caps ad) oferece acompanhamento e tratamento gratuito para quem deseja abandonar ou reduzir o uso do cigarro.
Por mês, entre 15 e 20 pessoas procuram o serviço especificamente para tratar o tabagismo, a maioria cerca de 18 pacientes, são mulheres com mais de 40 anos.
Também são ofertadas sessões de terapia cognitivo-comportamental, atividades educativas e estratégias de redução de danos como, escovar os dentes e se alimentar antes de usar o primeiro cigarro do dia ou diminuir gradualmente o consumo.
ATENDIMENTO
O Caps ad funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar para o almoço. O atendimento é em regime de porta aberta, ou seja, sem necessidade de encaminhamento prévio, mas é obrigatório que o paciente manifeste interesse pelo tratamento. Para ser atendido, é preciso apresentar cópias do RG, do cartão do SUS e do comprovante de residência. O serviço é destinado exclusivamente a moradores de Feira de Santana.
O equipamento também recebe encaminhamentos das redes de saúde, educação e assistência social – tanto pública quanto privada. Após o acolhimento inicial, feito por um profissional de nível superior, através de um teste para avaliação do nível de dependência, o paciente é direcionado para grupos terapêuticos, psicoterapia e, se necessário, consulta médica. Toda a medicação fornecida pelo SUS é disponibilizada diretamente na unidade.
Atualmente, o Caps ad tem 10.448 pacientes cadastrados, sendo que cerca de 1.300 fazem acompanhamento ativo. Segundo a coordenadora, esse número varia porque muitos pacientes estão de passagem pela cidade ou enfrentam recaídas comuns no processo de tratamento do uso de álcool e outras drogas.
O CAPS ad funciona na rua Paris, nº 41, bairro Santa Mônica.