Os estudantes da rede pública nascidos nos meses de setembro e outubro recebem nesta segunda-feira (2) a segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia, do governo federal. O valor de R$ 200 é concedido a quem mantém frequência mínima de 80% das aulas no mês de referência. Somada ao incentivo-matrícula, esta é a terceira parcela paga em 2025.
O calendário de pagamentos do benefício teve início em 26 de maio e segue conforme o mês de nascimento dos alunos matriculados no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, informou que cerca de 3,4 milhões de estudantes devem ser beneficiados nesta etapa.
O valor é depositado em uma conta poupança da Caixa, criada automaticamente em nome do estudante. O dinheiro pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Caso o aluno tenha menos de 18 anos, será necessário autorização do responsável legal, que pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto presencialmente, em uma agência da Caixa.
O programa é gratuito e não exige inscrição. Os estudantes são automaticamente incluídos com base em um cruzamento de dados feito pelo governo federal, a partir de matrícula em escola pública (informada pelas redes de ensino) e dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Outros estudantes receberão o valor conforme o cronograma do MEC. O programa prevê pagamentos mensais de incentivo-frequência, além de depósitos anuais por matrícula e, ao final da conclusão de cada série, incentivos adicionais que ficam retidos como uma poupança a ser liberada após a conclusão do ensino médio.