Um professor indígena da etnia Pataxó foi morto a facadas na noite deste domingo (1°) em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O crime ocorreu na Aldeia Pará, localizada no território indígena próximo ao povoado de Monte Pascoal, zona rural do município.
Segundo o Radar News, a vítima foi identificada como Domingos Braz de Jesus, de 41 anos. Membros da comunidade indígena relataram que o crime não está relacionado aos conflitos fundiários na região, mas há uma discussão enquanto vítima e autor consumiam bebida alcoólica. O suspeito fugiu após o crime e até o início da tarde desta segunda-feira (2) não havia informações sobre o paradeiro dele.
Ainda segundo informações, professor da Escola Indígena Pataxó de Barra Velha, Domingos Braz era reconhecido também pela atuação em defesa da cultura, da história e da língua do povo Pataxó. Em nota, o Conselho de Caciques Pataxó lamentou a perda.
“Domingos era um guerreiro incansável na luta pela preservação do território indígena”, destacou o comunicado. O caso deve ser apurado pela delegacia de Porto Seguro.