A percepção negativa sobre a economia brasileira cresceu entre a população, segundo pesquisa divulgada neste sábado (14) pelo instituto Ipsos-Ipec. De acordo com o levantamento, 49% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país piorou nos últimos seis meses, um aumento de nove pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada em dezembro de 2024, quando esse índice era de 40%.
O levantamento mostra ainda que 26% dos entrevistados disseram que a situação econômica permanece igual, enquanto 23% acreditam que houve melhora no período. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
Além da avaliação atual, a pesquisa também aponta piora nas expectativas para os próximos seis meses. Agora, 39% dos entrevistados acreditam que a economia do país deve piorar — aumento em comparação com os 34% registrados em dezembro. Já o percentual dos que acreditam em melhora caiu de 39% para 31%, e os que acham que o cenário continuará igual subiram levemente, de 22% para 24%. Os que não souberam responder mantiveram-se em 5%.
Combate ao desemprego
O levantamento também avaliou a atuação do governo federal no combate ao desemprego, tema sensível para os brasileiros. 45% consideram a atuação “ruim” ou “péssima”, mesmo percentual da pesquisa anterior, realizada em março deste ano. A aprovação da atuação do governo caiu de 30% para 25%, e a avaliação regular passou de 31% para 28%. Apenas 2% dos entrevistados não souberam opinar.
Fonte: Bahia ba