Foi relançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o Programa Jovem Aprendiz Feirense, uma das mais importantes iniciativas de inclusão produtiva da juventude em Feira de Santana. O evento marcou o início das atividades práticas da nova turma de jovens aprendizes, que atuarão em diversos órgãos públicos municipais.
A cerimônia reuniu autoridades, educadores, jovens e familiares para celebrar o compromisso renovado da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Seduc, com a formação profissional e o combate à evasão escolar. O programa é desenvolvido com a tecnologia social da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que integra o ecossistema da Demà, referência nacional em políticas públicas para empregabilidade juvenil.
Atualmente, cerca de 917 jovens estão ativos no programa. Eles cumprem uma jornada de 20 horas semanais, com quatro dias de atividades práticas supervisionadas em instituições públicas, em escolas, bibliotecas e centros administrativos, e um dia dedicado à capacitação teórica.
Durante o relançamento do programa, o prefeito José Ronaldo destacou o papel transformador da iniciativa na vida dos jovens feirenses.
Responsável pela supervisão administrativa da Demà, Paloma Mundes destacou a importância do relançamento como um momento de reafirmação dos compromissos da atual gestão.
“É um divisor de águas na vida desses jovens. Eles não apenas trabalham, mas são capacitados de forma integral. A educação transforma vidas, assim como esse programa tem feito. O modelo de 20 horas semanais, com dias dedicados à teoria e prática, permite que eles desenvolvam habilidades pessoais e sociais que farão toda a diferença no presente e no futuro”.