Mesmo as fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tendo ocorrido durante todo o governo de Jair Bolsonaro (PL), segundo as apurações até agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem acumula maior responsabilidade aos olhos da população brasileira. É o que revela pesquisa do instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (16).
O levantamento vem na mesma linha da última pesquisa Genial/Quaest, divulgada no dia 4, e que mostrava que, para 31%, o principal responsável pelo esquema das fraudes é o próprio governo Lula, contra 14% apontando o INSS, e 8% o governo anterior, de Jair Bolsonaro.
Já o levantamento Datafolha, indica que mais de 70% dos brasileiros apontam que tanto Bolsonaro quanto Lula têm pelo menos alguma culpa pelas irregularidades nos descontos associativos indevidos feitos em aposentadorias e pensões. A crise, investigada pela Polícia Federal em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), vem minando a popularidade do petista, que segue no pior índice de reprovação desde que iniciou seu terceiro mandato: 40% dos brasileiros classificam sua gestão como ruim ou péssima.
A sondagem foi feita com 2.004 eleitores em 136 municípios do país, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A percepção popular, no entanto, recai de forma mais dura sobre o governo Lula: 50% dos entrevistados consideram que a atual gestão tem muita responsabilidade pelos desvios, e 28% apontam alguma responsabilidade. Apenas 16% isentam o petista.
No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, os números são ligeiramente mais brandos: 41% o consideram muito responsável, 29% um pouco responsável, enquanto 22% dizem que ele não tem nenhuma culpa.
Fonte: Diário de Goiás