O São João de verdade, daquele que a gente ama, é recheado de alegria, cultura, tradição, mas também de respeito e cuidado com as pessoas. Pensando nisso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) leva o Plantão Integrado de Direitos Humanos para os festejos juninos, pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, a ação estará presente nos municípios de Amargosa e Santo Antônio de Jesus, reconhecidos por realizarem dois dos maiores e mais tradicionais forrós do estado.
Entre os dias 19 e 24 de junho, em Amargosa, e de 20 a 24 de junho, em SAJ, o Plantão Integrado estará funcionando com equipes de prontidão, em pontos fixos e mobilizados pelos circuitos, para garantir que todo mundo possa brincar os arraiás com segurança e dignidade. As equipes atuarão no acolhimento e encaminhamento de casos de violação de direitos contra crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, mulheres, catadores/as de materiais recicláveis e outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Segundo o secretário de justiça e direitos humanos, Felipe Freitas, as ações acontecem em parceria com as prefeituras municipais e com as redes locais de proteção. “O São João é uma celebração que merece nossa atenção plena. Estar presente nesses espaços, garantindo que todos e todas possam viver a festa de forma segura, é uma prioridade para a SJDH. O Plantão Integrado já se consolidou como uma estratégia eficiente na defesa dos direitos humanos em grandes eventos populares da Bahia e esse ano não vai ser diferente. Estaremos em Amargosa e Santo Antonio de Jesus um São João bom e seguro”, destacou Freitas.
Serviço:
O quê: Plantão Integrado dos Direitos Humanos no São João
Quando: Amargosa (19 a 24 de junho) e Santo Antônio de Jesus (20 a 24 de junho)
Onde: Amargosa: Praça do Bosque (Vila Junina) e Escola Estadual Pedro Calmon / Santo de Antônio de Jesus: A definir.