Notícias
LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JUNIOR RELEMBRA OS DESAFIOS PARA CRIAR SEU LIVRO
O patologista Clínico Luiz Teixeira encarou e encara desafios.

18/04/2019 09h38
Por: José Eduardo Nogueira
Patologista Dr. Luiz Teixeira
Patologista Dr. Luiz Teixeira

O patologista clínico Dr. Luiz Teixeira da Silva Junior falou sobre os desafios para lançar seu livro Neoplasia Intraepitelial cervical e seu diagnóstico na citologia Oncótica.

SOBRE O LIVRO:

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, com o objetivo de apresentar os principais aspectos da neoplasia intraepitelial e seu diagnóstico na citologia oncótica. O Papiloma Virus Humano (HPV) possui formação genética, composta especialmente por genes que codificam proteínas do tipo oncogênicas. As doenças principais associadas ao vírus são as verrugas venéreas, os condilomas e o câncer do colo do útero que pode ou não estar associado a verrugas. As duas patologias resultam da proliferação dos HPVs 16 e 18, considerados de alto risco carcinogênico. A infecção pelo HPV é transmitida através do ato sexual e é considerada o fator principal para o aparecimento de lesões precursoras de alto risco em cérvice uterina. Uma das revelações subclínicas da infecção pelo HPV é a neoplasia intraepitelial cervical (NIC). O diagnóstico e tratamento dessas lesões são fundamentais por serem associados à gênese do câncer do colo do útero. Conclui-se que o rastreamento cervical por meio da utilização da citologia cérvico-vaginal tem a função de identificar e retirar as lesões pré-cancerosas expressivas e também prevenir a mortalidade por carcinoma in situ.

Palavras-chave: neoplasia intraepitelial, citologia, Papiloma Virus Humano.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários