OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
INVESTIMENTOS

Rodrigo Balassiano Especialista em Estruturação de fundos de investimentos

É possível aplicar em um bom fundo de investimento multimercado, por exemplo, que possui uma estratégia para momentos de incerteza.

13/05/2019 21h14
Por: Rodrigo Santos

1 - Entrevista - o que é um fundo de investimento

O Que São Fundos de Investimentos?

Rodrigo Balassiano: Um fundo de investimento é formado por uma carteira de ativos financeiros. Ele é oferecido por administradoras que disponibilizam cotas para captação de recursos.

Basicamente, ele funciona como um condomínio, onde cada morador adquire uma cota (um apartamento), paga uma mensalidade para a administração e segue algumas regras preestabelecidas.

Como Funciona um Fundo de Investimento?

Rodrigo Balassiano: Os fundos de investimentos são uma forma simples de fazer investimentos complexos.

Por isso, é uma ótima forma de diversificar a carteira de investimentos com pouco tempo.

Além de ser muito difícil replicar essas estratégias por você mesmo, seria necessária uma alta quantia de capital para colocá-las em prática.

O que é uma cota?

Rodrigo Balassiano:  cota é a menor parte de um fundo. Quando o investidor (cotista) aplica em um fundo, ele adquire cotas.

O patrimônio total dele é composto pela somatória de cotas distribuídas, ou seja, todas elas têm o mesmo valor. A soma delas totalizam o patrimônio do fundo.

O Fundo de Investimento é Seguro?

Rodrigo Balassiano: Como esse investimento é regulamentado, ele é uma opção bastante segura para a sua carteira.

Antes de ser ofertados no mercado, os fundos precisam ser registrados pela CVM. Então, ao investir o seu dinheiro, a recomendação é verificar antes se ele está listado no site do órgão.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é responsável por determinar parâmetros de composição destas carteiras.

Outra função dela é fiscalizar a qualidade das informações disponibilizadas pela gestão ao mercado. O objetivo é a transparência e clareza para os investidores.

Quando Vale a Pena Investir em Fundos?

Rodrigo Balassiano: Essa é uma ótima opção para momentos de incerteza, como por exemplo, a eleição presidencial.

Alguns investidores, em momentos assim, decidem aplicar 100% em renda fixa. Isso não é recomendável.

É possível aplicar em um bom fundo de investimento multimercado, por exemplo, que possui uma estratégia para momentos de incerteza. Ou ainda, você pode investir em fundos de investimento com foco no exterior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.