OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
Notícias

O que se faz para se tornar Comendador?

Marcos Marinho se tornou Comendador em Fevereiro de 2016

21/05/2019 12h17Atualizado há 4 meses
Por: José Eduardo Nogueira
Empresário Marcos Marinho recebendo a Láurea
Empresário Marcos Marinho recebendo a Láurea

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos e empresários até esportistas.

Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas. “Geralmente, a comenda era algo valioso, como o título de propriedade de uma terra. Com o passar dos séculos, seu valor tornou-se simbólico, representado por diplomas ou medalhas”, afirma Waldemar Baroni, heraldista (especialista em títulos e emblemas da nobreza) do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito de São Paulo (CEHM).

 

Se antes o comendador tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida. No máximo, a distinção confere algum prestígio em certos círculos sociais. Mesmo assim, o título sobrevive no cerimonial de governos e instituições privadas, que seguem uma hierarquia de acordo com a importância do homenageado. “O menor grau é cavaleiro, seguido de oficial, comendador, grande oficial, grã-cruz e, quando existe, grão-colar”, afirma outro heraldista, Adilson Cezar, também do CEHM.

Em Feira conhecemos o empresário Marcos Marinho, diretor da Start, que recebeu em Fevereiro de 2016 este título no Palácio Anchieta em São Paulo, através da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, entidade fundada em maio de 1959  oficializada pelo Ministério da Educação e Cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias