OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
Bolsa Família

Golpe no WhatsApp que promete liberar 13° do Bolsa Família instala vírus

Comunicação com os beneficiários do programa se dá por meio do extrato

05/07/2019 18h35
Por: Rodrigo Santos

Se você recebeu uma mensagem no WhatsApp falando sobre inscrições para receber o 13° salário do Bolsa Família, cuidado: provavelmente é golpe.  Circula no aplicativo uma mensagem com link para o site “ganhardinheirodicas.com”, em um texto que afirma ser relativo ao programa do governo federal. Entrar na página, no entanto, pode levar ao roubo de dados pessoais e à instalação de vírus no celular.

Segundo a empresa de cibersegurança PSafe, que identificou o problema, pelo menos 180 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso nos últimos sete dias. “É importante suspeitar desses links que chegam via redes sociais e, na dúvida, procurar os canais oficiais [do governo]”, afirma Emilio Simoni, diretor do laboratório de pesquisa em segurança digital da PSafe.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a dica é ter um aplicativo de segurança (os famosos antivírus) instalado no celular. Assim, a pessoa não precisa se preocupar para identificar páginas falsas, já que elas são bloqueadas.

O Ministério da Cidadania informa que a comunicação com os beneficiários do Bolsa Família se dá por meio do extrato, e não por WhatsApp. Para receber o pagamento do 13º, basta estar na folha de pagamento de dezembro do programa. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo canal 121 da Ouvidoria e a Central de Relacionamento pelo número 0800-707-2003.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias