OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
FRIO

Tem lugar mais frio que Conquista na Bahia: Cidade da Chapada Diamantina registra -1°C

Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C.

12/07/2019 22h38
Por: Rodrigo Santos

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, registrou durante os últimos dias a temperatura mais baixa na região, chegando a atingir mínima de 8°C. Nesta quinta-feira (11), o município chapadeiro apontou mínima de 10°C e máxima 22°C com sensação térmica que pode chegar a -1°C, de acordo com a velocidade do vento registrado na região de 11 m/s, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C.

“Em dias com vento forte, a temperatura fica próxima do negativo aqui na cidade. Já em cima da serra, com certeza chega até a -5°C”, diz o guia da região, Chico Valadares. “A Chapada Diamantina está muito fria durante a madruga e início do dia, quando são registradas as menores temperaturas. Tem locais que chegam a 8°C. Aqui, dificilmente fará calor nesse período de inverno, ao menos durante a noite e madrugada. Temos clima frio durante boa parte do ano, mas dessa vez está muito mais rigoroso. As pessoas comentam na rua o frio”, salienta a bióloga Laisa Brito que esteve na região.

No distrito de Inúbia, na zona rural de Piatã, um guia diz que o frio tem deixado as pessoas mais dentro de casa. “Com um frio desse ninguém se arrisca a sair”. Piatã é considerada a cidade mais fria da Chapada Diamantina. Isso devido a sua altitude que atinge 1.268 metros. Abriga a melhor produção de café e de cachaça. Sem falar nas belezas naturais como as cachoeiras do Patrício, com 48 metros de queda, Cochó e cachoeira da Deusa. Pinturas rupestres no Vale dos Três Morros e a espetacular vista das serras do Tromba e da Serra de Santana são outras opções de turismo.

Para esta sexta (12), Piatã deve registrar temperatura mínima de 11°C e máxima de 21°C. No sábado (13) a máxima pode chegar a 21°C e a mínima a 12°C. E no domingo (14), o frio deve apertar de novo durante a noite. Mesmo durante o dia podendo chegar a 23°C, a mínima será de 10°C. No último final de semana, as chuvas que caíram na Chapada Diamantina encheram os rios e deixaram os pontos turísticos ainda mais lindos e com o clima ainda mais frio. (confira aqui e aqui). Fonte: Jornal da Chapada

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.