OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
2020

Salário mínimo pode subir para R$ 1.040 no próximo ano

Medida foi aprovada em comissão e passará por avaliação do Congresso e do governo

08/08/2019 17h00
Por: Rodrigo Santos

A Comissão Mista de Orçamento aprovou na quarta-feira (7), com atraso, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. Na medida, a comissão manteve a previsão do governo federal para o salário mínimo, que é de R$ 1.040, caso seja aprovado pelo Legislativo e Executivo.

O texto deveria ter sido aprovado antes do recesso do Congresso, conforme prevê a Constituição, que começou em meados de julho. Por conta disso, foi estabelecido neste ano um “recesso branco”, que são férias informais feitas pelos congressistas, já que a paralisação formal só poderia ter sido feita após a votação da LDO.

O novo valor do mínimo, que deve passar pela primeira vez da faixa de mil reais, ainda tem de passar pela aprovação de uma sessão conjunta do Congresso Nacional e, depois, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro, que tem a prerrogativa de vetar trechos.

A área econômica do presidente informou que ainda não foi fechada a política de reajuste do salário mínimo para os próximos anos. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, isso será definido até o fim deste ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias