OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
FEIRA DE SANTANA

Estudos sobre o Edifício Sarkis deverão estar prontos até o dia 18

A partir daí, eles serão avaliados e elaborado um único parecer.

14/10/2019 09h41
Por: Rodrigo Santos

Os estudos técnicos que estão sendo elaborados sobre o Edifício Sarkis, interditado em 17 de agosto deste ano com ameaça de desabamento, já estão em fase final e deverão ser apresentados pelos engenheiros na próxima sexta-feira, 18. A partir daí, eles serão avaliados e elaborado um único parecer. 

A informação foi transmitida na tarde de sexta-feira, 11, durante reunião no auditório do MAP, entre o coordenador interino da Defesa Civil, Pedro Américo, engenheiros responsáveis, a diretora de Turismo, Graça Cordeiro, e a diretora de Indústria, Comércio e Serviço, Márcia Cristina Ferreira, ambas da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

“Desde o dia 17 de agosto, quando o edifício apresentou ameaça de desabar, que a Defesa Civil está acompanhando. Nos últimos 15 dias, não houve nenhum tipo de movimentação em sua estrutura, comprovada por três tipos de testemunhos: gesso, vidro e plástico. Isso nos dá a tranquilidade de que o imóvel mantém a sua estrutura estabilizada”, afirma o coordenador interino da Defesa Civil.

De acordo com Pedro Américo, a demora em apresentar o diagnóstico e uma solução definitiva para o problema é que “apesar da estrutura do imóvel não apresentar movimentação, os estudos indicam baixa resistência no solo e existe o indicativo de que a médio e longo prazo possa haver novo recalque (afundamento)”. 

“Os dados coletados por cada uma das equipes envolvidas estão sendo estudados de forma criteriosa para que sejam divulgados com o máximo de segurança possível”, acrescenta. 

LIBERADA PROGRAMAÇÃO NO PALCO DO MAP

Ainda durante a reunião, que tratou sobre os andamentos dos estudos referentes ao Edifício Sarkis, ficou definido que uma parte do passeio em frente ao Mercado de Arte Popular, na praça J. Pedreira, será liberada para a passagem de pedestres. A partir desta segunda-feira, 13, os tapumes deverão ser realocados. 

O mesmo será feito na lateral do MAP, no Calçadão da Sales Barbosa, onde será liberado um corredor. Isso permitirá que os portões laterais do equipamento municipal sejam reabertos. Diante desta decisão, está liberada a programação de shows no palco MAP. 

Entre as atrações já confirmadas, a diretora de Turismo, Graça Cordeiro, antecipa que está previsto mais uma edição do projeto “O Centro tem Cultura”, iniciativa em parceria da Prefeitura e o Sesc. 

A banda “Filhos de São Gonçalo” vai se apresentar no dia 19; dia 26 será a vez do grupo “Choro e Samba entre Amigos”; nos dias 9 e 16 de novembro será vez da cantora Maryzélia e no encerramento a atração “São Francisco do Rosário”, no dia 23.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias