OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
BRASIL

Empresário Marcelo Viana fala sobre a carreira de publicidade e propaganda no Brasil

Entenda um pouco mais sobre a carreira em Publicidade e Propaganda, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação, na visão do empresário Marcelo Viana.

03/11/2019 19h24
Por: Rodrigo Santos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entenda um pouco mais sobre a carreira em Publicidade e Propaganda, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação, na visão do empresário Marcelo Viana.

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

De acordo com Marcelo Chagas Viana, um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.

A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.

O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

Além de campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais costumam ser elaboradas por profissionais desta área. O publicitário pode definir a campanha de um partido ou apenas de um dos candidatos.  Ele gerencia e define as diretrizes para a equipe de comunicação e acompanha de perto desde a escolha do visual do candidato (corte de cabelo, cor da roupa, etc.) até as palavras escolhidas para seus pronunciamentos.

Um publicitário pode trabalhar com o planejamento e desenvolvimento de produtos, desenhando embalagens, criando conteúdo para rótulos e participando da escolha de formatos, cores e materiais que compõem o produto.

Perfil do profissional formado em Publicidade e Propaganda

Trabalhar com criatividade exige que o profissional tenha muitas fontes de inspiração e para isto ele precisa ver filmes, ler revistas e blogs, saber o que está acontecendo no mundo, estar por dentro das notícias e do que as pessoas estão comentando.

Ter um bom relacionamento pessoal é importante para um publicitário conseguir se comunicar de forma clara e objetiva com seus clientes e para trabalhar bem em equipe.

Outra característica importante deste profissional é o comprometimento com resultados.

Mercado de trabalho para quem faz Publicidade e Propaganda

O crescimento da internet e das redes sociais faz com que as empresas precisem adaptar suas estratégias de marketing e comunicação com os clientes. Com isso, o mercado para profissionais especializados no desenvolvimento de atividades em mídias sociais está em alta.

Um profissional formado na área de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade e em empresas privadas nos departamentos de marketing, comunicação ou vendas.

O setor público costuma empregar este profissional para realizar, principalmente, campanhas governamentais. Além disto, dependendo de sua formação e experiência, ele pode ocupar cargos como assessor de imprensa ou relações públicas.

Pode também atuar como autônomo ou abrir seu próprio negócio gerenciando equipes de design e criação.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso superior em Publicidade e Propaganda, também conhecido por Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, possui a habilitação em bacharelado e duração média de 4 anos.

O objetivo da graduação em Publicidade e Propaganda é formar profissionais com espírito crítico, criatividade e capacidade de planejamento.

A grade curricular do curso é formada por disciplinas de Língua Portuguesa, capacitando o aluno a escrever textos gramaticalmente corretos e adequados ao público-alvo e mídia em que será veiculado. Possui também muitas disciplinas sobre a utilização de tecnologias voltadas a edição de textos, imagens e áudios, assim como produção gráficas

Durante a faculdade o aluno aprende conceitos de: Fotografia, Processos de Comunicação, Ética, Estratégias de Venda, Arte, e muito mais.

Ao final da graduação o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias