OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
CORONAVÍRUS

OMS declara que coronavírus é uma emergência de saúde internacional

Apesar da emergência global, o diretor da OMS disse que as autoridades sanitárias da China vêm realizando um ótimo trabalho.

30/01/2020 17h10
Por: Site Feira 24 Horas
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de declarar “emergência internacional de saúde pública” em função da epidemia de coronavírus que se espalha a partir da China.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. É a sexta vez que o dispositivo é acionado desde sua criação, em 2005.

Segundo o regulamento sanitário internacional da OMS, a emergência é “um evento extraordinário determinado que constitui um risco de saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças”.

“Estamos declarando uma emergência de saúde pública internacional em função do surto global”, afirmou Ghebreyesus. “Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade [de entrada do vírus]. A razão para a declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece nos outros países.” Apesar da emergência global, o diretor da OMS disse que as autoridades sanitárias da China vêm realizando um ótimo trabalho.

“A rapidez com que a China detectou o vírus, isolou os infectados e informou os demais países foi impressionante. Não é exagero dizer que a China está estabelecendo novos parâmetros para o tratamento de surtos desse tipo”, afirmou. “Até agora, não vimos nenhuma morte fora da China.”

Segundo o novo balanço da OMS, 171 pessoas morreram até aqui (todas na China). Ao todo, há mais de 8,2 mil infectados no mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias