OLÍVIO FARMA - BANNER TOPO
MUNDO

Gafanhoto 'gigante', três vezes maior que o normal, faz Argentina decretar alerta

Inseto alimenta-se de quase todas as plantas, o que pode afetar a atividade agropecuária

22/08/2020 07h30
Por: Site Feira 24 Horas
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Após as grandes nuvens de gafanhotos relatadas há alguns meses, a Argentina decretou, por meio do Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), um novo alerta fitossanitário na última quarta (19) devido à incidência de uma nova espécie do inseto que circula no país.

A informação é do Estadão. O nome do inseto é Tropidacris collaris, conhecida como tucura quebrachera.

Segundo o Senasa, o alerta vai até 31 de março de 2021 e busca implementar medidas de manejo coordenado junto aos produtores para diminuir o impacto dos gafanhotos. Quase três vezes maiores do que os gafanhotos que normalmente circulam nas lavouras locais, as tucuras são insetos que “comem muito, alimentando-se de quase todas as plantas, incluindo plantações, pastagens e flora nativa”, segundo o Senasa.

Assim, elas "podem afetar a atividade agropecuária de forma direta e a pecuária de forma indireta, pois reduz a disponibilidade de recursos forrageiros." Ainda segundo o órgão argentino, os insetos estão se aproximando das províncias de Santa Fé, Entre Rios, San Luis e de Pergamino, próximo a Buenos Aires, e causaram danos em lavouras de soja, milho, algodão e sorgo, além de matas nativas e pastagens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias