Quarta, 25 de Novembro de 2020 07:55
(75) 99816-1138
Bahia QUE SITUAÇÃO

MISERICÓRDIA: Sesab registra três novos casos de doença de Haff em Camaçari

A enfermidade, conhecida como a “doença da urina preta”, apresenta sintomas de extrema dor e rigidez muscular, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café

13/11/2020 17h18
Por: Site Feira 24 Horas
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou ontem (12) três novos casos da doença de Haff, conhecida como a “doença da urina preta”, Camaçari. Segundo o comunicado, todas as pessoas relataram consumo de pescado.

O Centro Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS) alerta que a doença de Haff é uma síndrome de rabdomiólise (ruptura de células musculares) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café, associada a elevação sérica de da enzima CPK, associada a ingestão de pescados.

A secretaria explicou que a doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e pode levar a morte caso não seja tratada.

Em agosto, o município de Entre Rios registrou a ocorrência de três casos suspeitos de doença de Haff, todos relacionados com a ingestão de pescado. Houve consumo do peixe conhecido como “olho de boi” por cinco pessoas da mesma família e sete horas depois apareceram os sintomas: fortes dores no corpo, tontura, náuseas e fraqueza. 

Em Salvador, nos meses de setembro e outubro, seis casos foram registrados em duas unidades hospitalares.

 

 

 

Metro 1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias