Quarta, 20 de Janeiro de 2021 07:24
(75) 99816-1138
Bahia BAHIA

Anvisa alerta para possível primeiro caso de fungo fatal resistente a medicamentos no Brasil

Amostra do Candida auris foi encontrada em hospital na Bahia

09/12/2020 12h06 Atualizada há 1 mês
Por: Site Feira 24 Horas
Anvisa alerta para possível primeiro caso de fungo fatal resistente a medicamentos no Brasil

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou ontem (7) para um possível caso positivo no país de um fungo fatal, resistente a medicamentos, o Candida auris. Ele é responsável por infecções hospitalares e um dos mais temidos no mundo.

De acordo com a Anvisa, o fungo foi identificado em uma “amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital na Bahia”. A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O fragmento ainda será submetido a mais análises para verificar o perfil de sensibilidade e resistência do fungo.

A Anvisa afirmou ainda que o C. auris “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. Estimativas apontam que infecções invasivas do fungo tenham levado à morte de entre 30% a 60% dos pacientes em todo o mundo.

Por conta disso, a agência recomendou, diante da suspeita, o reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, além da adoção de medidas de controle e prevenção para evitar um surto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias