Sábado, 23 de Janeiro de 2021 16:41
(75) 99816-1138
Mundo MUNDO

Evento astronômico não visto há 800 anos ocorre no dia 21

Alinhamento entre Júpiter e Saturno fará os dois corpos celestes parecerem um planeta duplo

09/12/2020 22h32
Por: Site Feira 24 Horas
Evento astronômico não visto há 800 anos ocorre no dia 21

Mesmo no fim do ano, 2020 segue sendo atípico. Pela primeira vez desde a Idade Média, os habitantes da Terra vão poder observar Júpiter e Saturno se alinharem a ponto de parecerem um planeta duplo. O fenômeno poderá ser observado na noite de 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol.

Se as condições climáticas se mostrarem favoráveis, o raro evento astronômico poderá ser visto de qualquer parte do mundo, especialmente em regiões próximas ao Equador. Segundo Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University, para a maioria dos observadores de telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no campo daquela noite.

Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno – afirmou, incentivando os observadores a não perderem a chance.

Hernando Guarín, diretor da Rede Colombiana de Astronomia, explica que o fenômeno é tão excepcional devido ao movimento dos três planetas.

A Terra leva um ano para dar volta no Sol; Júpiter leva 12 anos e Saturno, 30 anos. Isso torna difícil que o fenômeno aconteça com regularidade – informou em entrevista à BBC.

Após 2020, a conjunção entre Júpiter e Saturno só acontecerá da próxima vez no dia 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla só fará uma aparição semelhante em 2400.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias