Quarta, 12 de Maio de 2021 17:15
(75) 99816-1138
BRASIL BRASIL

Sete em cada dez brasileiros conhecem alguém que morreu de coronavírus, diz pesquisa da CNN

Ou seja, sete em cada dez brasileiros sabem de alguma pessoa que não resistiu às complicações do coronavírus em seu círculo de relacionamentos.

29/04/2021 16h05
Por: Site Feira 24 Horas
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Um pai, uma mãe, um parente, amigo, vizinho ou conhecido. Sogro da sua prima. Amiga de sua avó. Filho. Ex-colega de classe ou de trabalho. Marido. Pesquisa encomendada pela CNN Brasil aponta que a chance de você conhecer alguém que morreu de Covid-19 é de 67,97%, considerando a população do Brasil (211 milhões de habitantes) e que cada indivíduo conheça em média 600 pessoas. Ou seja, sete em cada dez brasileiros sabem de alguma pessoa que não resistiu às complicações do coronavírus em seu círculo de relacionamentos.

De acordo com a CNN, o número é maior ainda – 77% – se levarmos em conta apenas a população adulta, os brasileiros maiores de 18 anos (163,981 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE).

Foi a esse número que chegaram Ricardo Takahashi, professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da área de epidemiologia matemática; Leandro Russovski Tessler, físico e professor da Universidade Estadual de Campinas; Isaac Schrarstzhaupt, cientista de dados e coordenador na Rede de Análise Covid-19; e Régis Varão, professor doutor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

A pedido da CNN, esses cientistas calcularam qual a probabilidade de cada brasileiro conhecer uma vítima da pandemia. Para que o cálculo fosse possível, foi necessário estipular quantas pessoas o brasileiro conhece.

O problema é que não existem estudos que mapeiem isso nacionalmente. Por isso, levamos em conta uma estimativa feita pela especialista em estatística, Tian Zheng, da Universidade de Colúmbia, nos EUA.

Segundo ela, cada americano tem, em média, 600 conhecidos – e aí entram não apenas amigos e familiares, mas colegas de trabalho, vizinhos, pessoas que você conhece, mas de quem talvez não lembre o nome.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias