Sexta, 27 de Maio de 2022
20°

Pancada de chuva

Feira de Santana - BA

POLÍTICA POLÍTICA

Bolsonaro diz que ajuda argentina para a Bahia não era 'necessária', mas não a descarta para o futuro

Apesar de negar o apoio do país, o presidente declarou que o governo federal está aberto a ajuda e doações internacionais

30/12/2021 às 12h05 Atualizada em 30/12/2021 às 14h03
Por: Site Feira 24 Horas
Compartilhe:
Bolsonaro diz que ajuda argentina para a Bahia não era 'necessária', mas não a descarta para o futuro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou, nesta quinta-feira (30), nas redes sociais, sobre a negativa à ajuda humanitária oferecida pela Argentina para as cidades baianas afetadas pela chuva. 

"Em contato com o Itamaraty, a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens ("capacetes brancos") para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia", escreveu Bolsonaro.

"O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da Marinha e Exército", afirmou.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), chegou a fazer um apelo para que a ajuda da Argentina fosse aceita. O Ministério das Relações Exteriores, contudo, declarou, por meio de documento, não ser necessária o apoio do país, acrescentando que os recursos pessoal e financeiro já estão sendo suficientes, incluindo a reserva dos R$ 200 milhões para enfrentar a situação.

Até o momento, 629.398 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e 24 morreram. No total, são 136 cidades baianas em situação de emergência.

Bolsonaro, no entanto, declarou que se a situação se agravar, aceitará a ajuda dos argentinos. "A avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito".

O presidente informou ainda que o governo federal está aberto a ajuda e doações internacionais.

"Ontem [quarta, 29], o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro".

Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Feira de Santana - BA Atualizado às 00h34 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

Sáb 28°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 29°C 19°C
Ter 28°C 18°C
Qua 28°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias