Você já pensou em largar tudo e se tornar dono do próprio negócio? Ou já fez o caminho inverso: se arrependeu de empreender e pensa em ter a carteira assinada de novo? Então pode relaxar porque o empresário Emerson Souza Pires explica vantagens e desvantagens das decisões.
Durante a vida, Emerson Pires já pensou nas duas ideias e acredita ser perfeitamente normal que essas dúvidas passem pela cabeça das pessoas, afinal o mercado não está fácil. Porém, ele destaca que as decisões devem ser tomadas levando em consideração questões particulares de cada pessoa. “Empreender não é fácil. Ser empregado também não. O que vai decidir se a pessoa é ou não feliz, sendo empresário ou empregado, é o objetivo de vida. Não adianta tomar decisões seduzidas pelo possível dinheiro ou tranquilidade que irá receber”, explica.
De acordo com Emerson Pires, as principais vantagens de empreender e de ser assalariado são, respectivamente, “ganhar mais” e “se preocupar menos”. “Na minha opinião, as duas escolhas têm inúmeras vantagens. Mas eu destaco ‘ganhar mais’ para empreendedores e ‘se preocupar menos com o trabalho’ para assalariados. Acho que as duas coisas são buscadas por todos os trabalhadores neste momento”, justifica.
Já as principais desvantagens, ainda conforme o empresário, são “trabalho em excesso” e “menor reconhecimento”, respectivamente. “As desvantagens são inúmeras também, mas vou destacar ‘trabalhar em excesso’ para empresários, porque os problemas podem aparecer em qualquer momento e em qualquer horário, e ‘menor reconhecimento’ para empregados, porque, na maior parte das vezes, o sucesso está atrelado à dedicação dos funcionários que nem sempre sabem disso”, declara.
Mín. 19° Máx. 28°