Sexta, 27 de Maio de 2022
20°

Pancada de chuva

Feira de Santana - BA

MUNDO VIXE

Kremlin diz que adesão da Finlândia à Otan é uma 'ameaça definitiva à Rússia'

Porta-voz do governo russo comentou que as medidas tomadas pelo país nórdico são motivo de arrependimento e devem ser respondidas

12/05/2022 às 10h18
Por: Site Feira 24 Horas
Compartilhe:
Kremlin diz que adesão da Finlândia à Otan é uma 'ameaça definitiva à Rússia'

O Kremlin disse nesta quinta-feira (12) que a decisão da Finlândia de ingressar na Otan era "definitivamente" uma ameaça à Rússia e que a expansão do bloco militar não tornaria a Europa ou o mundo mais estáveis.

Falando a repórteres em uma teleconferência, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as medidas tomadas pela Finlândia para ingressar na Otan são motivo de arrependimento e motivo para impor uma resposta à altura. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também se manifestou.

"A adesão da Finlândia à Otan é uma mudança radical na política externa do país", disse o Ministério em comunicado.

"A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional".

Ele informou também que esse movimento poderá mudar toda a forma como a Rússia executa suas políticas externas.

O presidente e primeiro-ministro da Finlândia disseram na quinta-feira que seu país deve acelerar o processo de ingressão na aliança militar da Otan "sem demora".

Questionado se isso representava uma ameaça para a Rússia, Peskov respondeu: "Definitivamente. A expansão da Otan não torna nosso continente mais estável e seguro". Ele também disse que a Finlândia aderiu a "medidas hostis" contra a Rússia.

"Tudo dependerá de como esse processo de expansão da OTAN (na OTAN) se desenrolar, até que ponto a infraestrutura militar se aproxima de nossas fronteiras", disse Peskov quando perguntado sobre as formas de resposta russas.

Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, a Finlândia mantinha, desde a Segunda Guerra Mundial, uma política de neutralidade em relação à Rússia, com a qual compartilha uma fronteira de 1.340 km (830 milhas).

O país provavelmente se juntará à Otan este ano, ao lado de sua vizinha Suécia, outra potência tradicionalmente neutra que anteriormente se absteve de ingressar na aliança liderada pelos EUA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Feira de Santana - BA Atualizado às 00h14 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

Sáb 28°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 29°C 19°C
Ter 28°C 18°C
Qua 28°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias